16
Maio
2014
Os Melhores Vinhos da Península de Setúbal
Categoria Press Notícias
Os Melhores Vinhos da Península de Setúbal

Foram anunciados esta noite os vencedores do XIV Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, promovido pela Comissão Vitivinícola da Região, com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola de Entre Tejo e Sado. Dos 102 vinhos a concurso, 25 receberam Medalha de Ouro na categoria IG Península de Setúbal e DO Palmela e 2 receberam Medalha de Ouro na categoria DO Setúbal. Destaque para os grandes vencedores da noite, quatro vinhos receberam o galardão de Melhor Vinho nas respectivas categorias (Branco, Rosado, Tinto, Generoso e Melhor Vinho da Região).  

O Moscatel Roxo José Maria da Fonseca 20 Anos demonstrou em prova ser o vinho embaixador da região, arrecadando dois dos mais ambicionados troféus - o Melhor Vinho e o Melhor Vinho Generoso. O júri, composto por técnicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas, Associação Portuguesa de Enologia, Associação de Escanções de Portugal e ASAE, imprensa da especialidade e representantes da restauração, elegeu ainda como Melhor Vinho Tinto o Ameias 2013, Syrah; Melhor Vinho Branco o Adega de Pegões 2013, Chardonnay Arinto e como Melhor Vinho Rosado o Vale dos Barris 2013.  

Pela primeira vez em catorze edições não houve medalhas de prata. Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal explica que “o concurso segue as directrizes da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que estipulam uma percentagem máxima de prémios em relação ao número de referências concorrentes, neste sentido a pontuação dos vinhos premiados ditou que as medalhas fossem exclusivamente de ouro. Um facto que nos deixa ainda mais conscientes de que a qualidade dos nossos vinhos está cada vez mais elevada”. 

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal tem como missão a defesa das DO Setúbal e Palmela e IG Península de Setúbal, bem como a aplicação da respectiva regulamentação, o fomento e controlo dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas e a garantia da sua origem, genuinidade e qualidade. Neste âmbito, o concurso de vinhos da região, promovido anualmente, apresenta-se como um evento de estímulo e valorização à produção de vinho na Península de Setúbal.

 

 

                                                                                                             

Veja aqui a lista completa dos premiados

© 2013 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ideias com Pernas e Aqui à Beira