10
Julho
2013
Moscatéis de Setúbal brilham no concurso internacional Muscats du Monde
Categoria Press
Moscatéis de Setúbal brilham no concurso internacional Muscats du Monde

Das sete medalhas portuguesas alcançadas na 13ª edição do Concurso Internacional Muscat du Monde, cinco pertencem a Moscatéis de Setúbal. O concurso, considerado um dos melhores eventos internacionais de vinhos moscatel, pela representatividade e pelos rigorosos métodos de avaliação, decorreu nos dias 4 e 5 de Julho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade, França. O júri internacional provou 224 moscatéis de 24 países, de onde resultaram 75 medalhas, 26 de ouro e 49 de prata.

Portugal destaca-se ainda no pódio dos países premiados, sendo o segundo mais bem colocado – alcançou 5 medalhas de ouro e 2 de prata - apenas ultrapassado pela França e a par de Espanha que atingiu também 7 medalhas, todas elas de prata.

Resultados da Península de Setúbal: As 3 medalhas de ouro e as 2 de prata alcançadas pelos Moscatéis de Setúbal mantêm a região no top dos vinhos portugueses galardoados. Os prémios foram atribuídos aos vinhos: Moscatel Roxo SIVIPA, 2009, DO Setúbal (medalha de ouro); Moscatel de Setúbal Venâncio da Costa Lima, DO Setúbal (medalha de ouro); Moscatel de Setúbal Superior, Casa Ermelinda Freitas, 2003, DO Setúbal (medalha de ouro); Moscatel Roxo, Domingos Soares Franco Colecção Privada, DO Setúbal (medalha de prata); Moscatel Roxo, Bacalhoa, DO Setúbal (medalha de prata). No top 10 dos melhores moscatéis do mundo encontra-se o Moscatel Roxo, 2009, da SIVIPA, um DO Setúbal. Merece ainda destaque a 4.ª medalha consecutiva para o Moscatel de Setúbal Venâncio da Costa Lima.

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal” – tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo, porque por regra são produzidos exclusivamente a partir destas duas castas – são produzidos numa região geográfica, delimitada desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra. O reconhecimento nacional e internacional destes generosos tem vindo a aumentar, catapultando a região para o top dos mais prestigiados concursos internacionais de vinho.

- Moscatel Roxo Sivipa, soc. Vinicola de Palmela, SA 2009, DO Setúbal (medalha de ouro)
- Moscatel de Setúbal Venâncio da Costa Lima, Lda. DO Setúbal (medalha de ouro)
- Moscatel de Setúbal Superior, Casa Ermelinda Freitas, 2003, DO Setúbal (medalha de ouro)
- Moscatel Roxo, Domingos Soares Franco Colecção Privada, DO Setúbal (medalha de prata) da José Maria da Fonseca

 

- Moscatel Roxo, Bacalhôa Vinhos de Portugal, SA, DO Setúbal (medalha de prata)

© 2013 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ideias com Pernas e Aqui à Beira