07
Julho
2016
Três Moscatéis de Setúbal entre os 10 melhores do mundo
Categoria Press Notícias
 Três Moscatéis de Setúbal entre os 10 melhores do mundo

Divulgado em França o TOP 10 dos Melhores Moscatéis do Mundo

No TOP 10 mundial dos melhores Moscatéis, Portugal é representado por três Moscatéis de Setúbal. Adega de Pegões, Casa Ermelinda Freitas e SIVIPA viram os seus Moscatéis Roxos de Setúbal receberem a Medalha de Ouro e colocaram-se ainda entre as 10 melhores classificações a concurso, entrando diretamente para o TOP 10 Best Muscats du Monde® 2016. A distinção acaba de chegar de França e é atribuída pelo Concurso Internacional Muscat du Monde - considerado um dos melhores eventos internacionais de vinhos moscatel, pela representatividade e pelos rigorosos métodos de avaliação.

 

Na 16ª edição do concurso, foram ainda distinguidos o Moscatel de Setúbal – Adega de Pegões, o Moscatel de Setúbal 2012 – Venâncio da Costa Lima e oContemporal 2010 Moscatel Roxo de Setúbal – Adega de Pegões com medalha de ouro. O Moscatel de Setúbal 2014 – Adega de Palmela e o Moscatel de Setúbal - Bacalhôa Superior 20 Anos, arrecadaram a medalha de prata.

 

Para Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, ‘este é um resultado muito expressivo, reforçámos o nome de Portugal e da Península de Setúbal enquanto região de referência de produção de Moscatéis. O vinho é um produto que valoriza o território e os Moscatéis de Setúbal têm ajudado a valorizar a região no mercado nacional e um pouco pelo mundo fora. Com estes resultados fortalecemos a imagem de qualidade e singularidade dos nossos Moscatéis de Setúbal’.

 

O concurso, que decorreu nos dias 29 e 30 de Junho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade - França, teve em prova 244 moscatéis de 22 países. O júri internacional atribuiu 81 medalhas, 29 de ouro e 52 de prata. Portugal é, a par da França, o país com mais medalhas de ouro e mais Moscatéis no TOP 10 Mundial, com um total de 7 medalhas de ouro e 3 Moscatéis no TOP 10.

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal - produzidos a partir destas duas castas – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra.

 

Medalha

Produtor

Vinho

Ano

TOP 10 | Ouro

COOP. AGRÍCOLA STO ISIDRO DE PEGÕES CRL

Moscatel Roxo de Setúbal - Adega de Pegões

-

TOP 10 | Ouro

CASA ERMELINDA FREITAS - VINHOS LDA

Moscatel Roxo de Setúbal - Casa Ermelinda Freitas

2009

TOP 10 | Ouro

SIVIPA, SOC. VINICOLA DE PALMELA, SA

Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos - SIVIPA

-

Ouro

COOP. AGRÍCOLA STO ISIDRO DE PEGÕES CRL

Moscatel de Setúbal - Adega de Pegões

-

Ouro

VENANCIO DA COSTA LIMA, Lda

Moscatel de Setúbal – Venâncio da Costa Lima

2012

Ouro

COOP. AGRICOLA STO ISIDRO DE PEGOES CRL

Contemporal Moscatel Roxo de Setúbal

2010

Prata

ADEGA COOPERATIVA DE PALMELA

Moscatel de Setúbal – Adega de Palmela

2014

Prata

BACALHOA-Vinhos de Portugal, SA

Moscatel de Setúbal - Bacalhoa Superior 20 Anos

1995

© 2013 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ideias com Pernas e Aqui à Beira